Você sabe por que inventaram o calendário?

Muitos séculos atrás o calendário foi inventado. Ele se tornou um instrumento muito útil ao ajudar a organizar a nossa vida. Hoje todos seguem sem reclamar! Você sabe como e porque ele foi feito?

O calendário é uma invenção de enorme utilidade para todos nós. Ele ajuda a organizar e planejar as nossas vidas. Você não precisa pensar muito para chegar a esta conclusão basta para isto refletir um pouco sobre o seu dia a dia, os dos seus familiares e colegas. Veja que o calendário organiza os seus dias de aulas, os seus dias sem aula, as férias, aniversários, festas, vista a casa de colegas ou um passeio.

A coisa mais simples de um calendário é o dia. Ele começa com o Sol nascendo, depois o Sol se põe e vem a noite, nós dormimos e acordamos geralmente perto do Sol nascer, quando podemos dizer começou outro dia. No entanto, a nossa convenção é que ele termina no meio da noite. Isto se repete durante a sua vida. Mesmo nos dias em que você dormir até mais tarde por uma festa ou comemoração. E não é apenas com você ou as pessoa da sua cidade que fazem isto. Este comportamento também se repete noutras cidades, estados ou países. A maioria das pessoas acordam próximo ao Sol nascer e dormem depois que o Sol se põe.

No calendário além dos dias temos outras coisas. Juntando alguns dias, sete, fazemos uma semana e veja que ela também organiza a nossa vida. Durante a semana nós temos os dias de aula e os dias sem aula e isto se repete após sete dias, os dias de aula e os dias sem aula. Você sabe em quais dias da semana seguinte você terá aula ou não. Depois nós temos os meses. Vejam que coisa curiosa eles não possuem o mesmo número de dias. Nós temos meses com 31 dias, janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro, meses com 30 dias abril, junho, setembro e novembro e até um mês com 28 dias, fevereiro e que de vez enquanto tem 29 dias. Nós temos meses com aula e meses sem aula, que são as férias.

Por fim nós temos o ano quase sempre com 365 dias, mas, de vez enquanto, temos um ano de 366 dias. Quando o ano termina temos uma grande festa, além do Natal, em que o início do próximo ano é saudado com muitos fogos de artifício em muitos países. Assim, o ano parece ser uma coisa muito importante, muitos feriados foram pensados para comemorarmos um evento importante. Qual é a importância de comemorarmos um novo ano? Veja que muitas lojas, empresas, o vendedor de gás distribuem calendários em diversos formatos. Há os calendários de parede, uns pequenos com todos os meses juntos ou mesmo as agendas onde cada dia há espaço para você anotar. E isto motiva várias perguntas: Como e quando isto inventado? Por que o ano é tão importante?

O calendário é importante porque foi com ele que a humanidade pode fazer previsões meteorológicas mais precisas! Curioso não é? Foi buscando entender o clima que se determinou o ano. Em qualquer lugar do mundo o clima depende da época do ano e, este mais ou menos se repete a cada ano. As plantas precisam de um clima adequado para serem cultivadas, crescer e serem colhidas, há uma boa época para plantar e outra para colher, mas que boa época é esta?. Entendendo como o clima mudava durante o ano os homens aprenderam quando deveriam plantar e quando deveriam colher. Esta descoberta ajudou no desenvolvimento da Agricultura. Com ela os homens puderam deixar de ser nômades e passaram a residir num local fixo. Muitos séculos atrás muitos povos eram nômades, mudavam muito o lugar onde moravam.

A descoberta do ano aconteceu muitos séculos atrás, milhares de anos, e por isto não sabemos muitos detalhes como sabemos das descobertas de hoje. Por exemplo, quais as pessoas que fizeram esta descoberta, quando é que o ano foi medido. Sabemos que uma das primeiras determinações do ano foi no Egito. Ele é um pais cortado por um rio muito grande, o rio Nilo, que com as suas cheias irriga as suas margens e torna possível a Agricultura. A necessidade de prever quando isto acontecia levou os egípcio a determinarem o ano. A sua determinação permitiu estabelecer um calendário chamado de solar. Mas a humanidade fez muitos outros calendários, hoje se conhece mais de 400, alguns destes ainda estão em uso, sendo o mais popular o calendário chinês.

Como foi que os egípcios mediram o ano e estabeleceram um calendário muito semelhante aos usados hoje? Na verdade eles procuraram alguma coisa que avisasse que o rio Nilo iria encher e eles conseguiram isto observando o céu. Eles perceberam que antes da cheia do rio Nilo uma estrela chamada de Sírio nascia junto com o Sol e isto acontecia a cada 365 dias. Por isso, o céu para eles foi um relógio. Com esta informação eles podiam planejar o plantio.

A invenção do calendário talvez seja um dos primeiros exemplos da nossa História de uma descoberta relacionada ao que hoje chamamos de pesquisa científica e tecnológica. Foi através das perguntas oriundas destas pesquisas que nasceram as Ciências como a Astronomia, Biologia, as Ciências da Terra, a Física, a Matemática e as suas aplicações.

O que é Ciência? Como se faz Ciência? Como se aprende Ciência? Você poderão aprender como responderem estas perguntas se desenvolverem algumas atividades de pesquisa. As que nós propomos aqui ajudarão a vocês entenderem o que é o ano, como medir um ano e muitas outras coisas. Para isto vocês precisam adquirir a atitude de um pesquisador.

O que caracteriza um pesquisador? Para isto pense numa pessoa que faz mágica e noutra que seja um mentiroso. Uma das coisas que mais chamam a nossa atenção é a mágica. Quando nós vemos um mágico se apresentar e fazer aqueles truques, ele nos deixa muito curiosos, surpresos, e as vezes de boca aberta. Quase sempre ficamos com a pergunta: como é que ele consegue? É muito difícil encontrar um mágico que explique os seus truques. Afinal, é assim que ele ganha a vida. Ele faz os truques e não explica. Algumas pessoas gostam de mentir e as razões para são muito variadas. Mas, uma característica comum dos mentirosos é insistir no argumento, agir de forma que você não pense ou tenta impedir que você teste a afirmação que ela fez.

Os fenômenos da natureza ao serem apresentados muitas vezes parecem mágica. Por exemplo, no final do século XIX as pessoas pagavam para observar lâmpadas fluorescentes como pagam hoje para ir ao circo ver um mágico ou trapezista ou ver um filme.  Hoje muitas lojas a noite acendem os seus luminosos coloridos acessíveis a todos que passam na rua. Isto ocorreu porque a Ciência buscou explicar o fenômeno numa forma que permita a repetição das observações. Com isto, se testa os dados que levaram a aquela explicação. Veja a diferença para o mágico que não explica o seu truque. E se você não entender pode fazer quantas perguntas quiser que devem ser respondidas. Você irá se convencer pelo argumento e não pela pressa ou pela insistência do mentiroso. A observação cuidadosa nos permite aprender e, muitas vezes, que mudemos a nossa opinião sobre um problema. Esta atitude também é boa contra mentirosos que, quase sempre, ficam nervosos e agressivos, quando você testa as afirmações deles e descobre a mentira.

O calendário contém coisas muito interessantes, o ano, o dia, as estações do ano, as fases da lua, os meses, os dias da semana. Relacionado com eles está a Agricultura porque você precisa saber a época de plantar, esta a Geografia quando trata do clima, esta a Matemática com os números para os dias, os anos, esta a História porque fala dos povos e pessoas que fizeram esta invenção e está a Física que estudando o movimento explica o que é o dia, o ano, as mudanças de clima nas estações e as fases da lua. Vocês imaginavam que tivesse tanta coisa interessante no calendário? Pois é ainda tem muito mais.

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Aw, this was an incredibly nice post. Finding the time and actual effort to make a great article… but what can I say… I put things off a lot and never manage to get nearly anything done.

  2. It’s remarkable for me to have a website, which
    is useful for my experience. thanks admin

  3. Article writing is also a excitement, if you be familiar with then you can write if not it is complicated to write.

  4. Hi there just wanted to give you a quick heads up.
    The words in your content seem to be running off
    the screen in Safari. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do
    with web browser compatibility but I thought
    I’d post to let you know. The style and design look great though!
    Hope you get the problem resolved soon. Cheers

  5. I think the admin of this site is actually working hard in favor of his website, for the
    reason that here every material is quality based
    information.

  6. You actually make it seem really easy with your presentation however I find this
    matter to be really one thing that I think I might by no means understand.
    It sort of feels too complex and extremely wide for me. I am having a look
    forward on your subsequent put up, I’ll attempt to get the
    grasp of it!

  7. I am writing a book, half way, about these and other topics.

  8. Hi, just wanted to mention, I enjoyed this blog post.
    It was funny. Keep on posting!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.