O nosso primeiro relógio: Sol e a Terra

Como se mede a passagem do tempo? Utilizando o movimento do Sol em relação a Terra nós podemos obter um relógio e a primeira unidade de tempo, o dia.

Para medir o ano os egípcios precisavam de um instrumento que medisse a passagem do tempo. Hoje, se você quiser fazer esta medida é muito mais fácil, basta que use um relógio. Nós temos relógios de diversos tipos, os de pulso, os de parede, no celular, no computador, mas, naquela época não, então, como foi que eles resolveram este problema?

Para medir a passagem do tempo uma das primeiras coisas que a humanidade utilizou foi o movimento dos corpos celestes, tais como o Sol, a Lua, os Planetas ou as Estrelas em relação a Terra. O mais simples e mais fácil de ser observado é o movimento que o Sol faz e que dá origem ao dia.

E o que é que acontece? O que é que nós vemos? O Sol nasce pela manhã e sobe até o meio dia, quando está aproximadamente no ponto mais alto, e no final da tarde ele se põe. Quando o Sol se põe o céu escurece e dizemos que chegou a noite e, se não tivermos nuvens no céu, nos veremos as estrelas, os planetas, e às vezes a lua. Depois o Sol nasce novamente, o dia fica claro e tudo se repete.

Para medir um intervalo de tempo a coisa mais importante é a repetição, é ela que nos permite usar este ou outro fenômeno como relógio! Toda vez que o Sol nasce nós dizemos que começou um dia.  Contando os dias nos podemos medir um intervalo de tempo. É assim que o movimento do Sol se tornou o nosso primeiro relógio.

Vejam como podemos usar este relógio. Imaginem que um parente ou amigo de vocês viajou para outra cidade  e vocês querem saber quanto tempo passou até esta pessoa voltar. A partir do dia que a pessoa saiu você começa a contar quantos dias se passaram. Como você pode fazer? Você conta quantas vezes o Sol nasceu depois que a pessoa foi embora até quando ela voltar. Assim você mediu um intervalo de tempo, quanto durou a viagem desta pessoa.

Foi de uma forma parecida com esta os egípcios mediram o ano utilizando o dia. Como eles sabiam que tinha passado um ano? Eles utilizaram um outro fenômeno astronômico, o nascimento de uma estrela chamada Sírio próximo ao Sol. Um pouco antes da cheia do Nilo, Sírio nascia perto do Sol. Assim, eles mediram o ano contando quantos dias se passava até que a mesma coincidência astronômica ocorresse novamente ou seja, Sírio nascer perto do Sol de novo. Pelo que se sabe deve ter sido assim que eles mediram o ano e descobriram que ele tinha 365 dias.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.