Integrando o ensino de ciências, matemática e a língua

Tese da profa da rede municipal de Campinas Deborah Valéria Barbosa Fideles da Costa

Resumo: Durante os anos iniciais do Ensino Fundamental os alunos demonstram grande interesse e curiosidade pela Ciência, interesse esse que vai decrescendo para grande parte desses alunos e se transformando em dificuldades de compreensão dos conteúdos da disciplina no decorrer de sua trajetória escolar. Além desse fato, nos anos iniciais há uma cobrança pelo cumprimento de uma extensa gama de conteúdos nas diversas áreas de conhecimento com ênfase na alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática, o que na prática, resulta em muito pouco tempo para se trabalhar os conteúdos das demais áreas, favorecendo a prática de um ensino fragmentado e descontextualizado, com fins a cumprir o programa determinado. Diante desse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi o de investigar e avaliar as contribuições das atividades sugeridas no portal “Física para crianças.O calendário e a medida do tempo” (PAIXÃO, 2010) para o ensino de Ciências e para a integração de disciplinas. A questão que motivou a pesquisa foi: Como o ensino de Ciências, integrado aos conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, numa perspectiva construtivista, pode favorecer um melhor aprendizado em sala de aula? As atividades utilizadas são baseadas em uma proposta construtivista do conhecimento e buscam favorecer a integração de disciplinas em momentos diversos. Além disso, proporcionou a mim, professora e pesquisadora, uma ação reflexiva constante, ocorrida durante minha mediação nesse processo de construção do conhecimento pelos alunos. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, com características da pesquisa experimental de grupo único e da pesquisa-ação estratégica. O aporte teórico se deu pela teoria construtivista de Jean Piaget e pela teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky e seguidores. As contribuições de Rosalind Driver, Alda Pereira, Anna Maria P. de Carvalho, entre outros, foram fundamentais para o entendimento do construtivismo no ensino de Ciências. O trabalho foi desenvolvido durante o ano letivo de 2012, com os 25 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Campinas/SP, de faixa etária de 7 a 8 anos, dos quais fui professora e pesquisadora nesse período. As atividades aplicadas foram quatro: coleta e registro diários de dados referentes às condições do tempo (dias ensolarados, nublados ou chuvosos), à aparição da Lua no período da manhã e à medição da temperatura ambiente; observação e registro, através de desenho, da posição do Sol em relação a um poste (duas vezes por semana); observação e registro coletivo em cartolina da sombra de um poste no decorrer do ano (a cada 20 dias); atividades relacionadas à forma do Planeta Terra e a gravidade. Os dados coletados foram analisados a partir de três categorias: potencial das atividades na integração das disciplinas e conteúdos; apropriação dos conhecimentos pelos alunos; papel do professor pesquisador e reflexivo no processo de construção do conhecimento. As categorias de análise favoreceram a percepção de alguns aspectos. As atividades desenvolvidas se mostraram de grande potencialidade para a integração de conteúdos e disciplinas, favorecendo um melhor aproveitamento das aulas. Também proporcionaram aos alunos o desenvolvimento de uma atitude mais interrogativa frente ao conhecimento, além da compreensão de conceitos de Astronomia que muitas vezes não eram entendidos pela própria professora, que em alguns momentos precisou aprender junto com os alunos, comprovando que estamos todos em constante aprendizado. O trabalho propiciou à professora diversos momentos de análise e reflexão da prática, que são fundamentais para a busca permanente da melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos.