História

O Laboratório de Instrumentação para o Ensino de Física (LIEF) criado pelo professor Mauro de Carvalho é vinculado à Extensão do IFGW e esta sob a Coordenação do Prof. Dr. Diego Muraca. Esse laboratório é um espaço aberto para auxiliar didaticamente professores do Segundo Grau e divulgar a física para as pessoas interessadas em aprender mais sobre o assunto. No laboratório estão expostos diversos experimentos interativos de física de nível médio que cobrem, na medida do possível, conceitos fundamentais da física. Além disso, alguns dos experimentos permitem que os alunos realizem medições aprofundando, assim, sua compreensão sobre o método científico. O LIEF também conta com um espaço destinado a apresentações para os visitantes, numa sala equipada para aulas comuns ou para utilização de multimídias.

Hoje existem cerca de 30 experiências expostas, em sua maioria desenvolvidas por alunos e ex-alunos do IFGW, que abrangem a mecânica, a ótica, a termodinâmica e os fenômenos elétricos e magnéticos. A cada ano, durante a apresentação dos trabalhos dos alunos do curso de Instrumentação para o Ensino do IFGW, a coordenação do laboratório, em acordo com o coordenador da disciplina, escolhe algumas experiências para ficarem expostas no LIEF. Dessa forma, pretende-se aumentar o número de experiências em exibição, de modo a tornar o espaço mais abrangente e interessante.

Para a apresentação das experiências, conta-se com o auxílio de monitores. A eles cabe a recepção e orientação dos visitantes durante o desenvolvimento das atividades no LIEF. Entre suas tarefas estão explicar as experiências, instigar os participantes a interagir com as demostrações e incentivar o questionamento e a curiosidade sobre os fenômenos observados.

O LIEF não tem um público-alvo específico. A intenção é que o laboratório fique aberto para visitação o maior tempo possível todos os dias. Entretanto devido a disponibilidade dos monitores, o horário de atendimento é variado e as visitas devem ser agendadas com antecedência na Secretaria de Extensão do IFGW.

Visitas de grupos de escolas de nível fundamental e médio são sempre bem vindas, em especial os alunos de ensino médio, que possuem mais bagagem em seus conhecimentos para aproveitar os conceitos expostos nas demonstrações.

O LIEF procura interagir com professores, tanto da Unicamp, quanto de outra instituições, com o objetivo de se aperfeiçoar e tornar-se interessante e proveitoso para seus visitantes.