ver também:
Linha 1: Um resumo de minha pesquisa em espalhamento de elétrons por moléculas se encontra no artigo de revisão: Romarly F. da Costa, Márcio T. do N. Varella, Márcio H. F. Bettega, and Marco A. P. Lima, “Recent advances in the application of the Schwinger multichannel method with pseudopotentials to electron-molecule collisions”, Eur. Phys. J. D 69, 1 (2015). DOI: 10.1140/epjd/e2015-60192-6. Esse artigo revisa diversas aplicações do método utilizando pseudo potenciais após a publicação do primeiro artigo no assunto: Márcio H. F. Bettega, Luiz G. Ferreira, and Marco A. P. Lima, “Transferability of Local-Density Norm-Conserving Pseudopotentials to Electron-Molecule Collision Calculations,” Phys. Rev. A 47, 1111-8 (1993). DOI: http://dx.doi.org/10.1103/PhysRevA.47.1111
Linha 2: Em teoria e aplicações de espalhamento de pósitrons por moléculas, o primeiro artigo foi: José S. E. Germano and Marco A. P. Lima, “The Schwinger Multichannel Method for Positron-Molecule Scattering,” Phys. Rev. A 47, 3976-82 (1993). DOI: http://dx.doi.org/10.1103/PhysRevA.47.3976. Muitos artigos vieram depois deste. Ver lista de publicações (alguns DOI’s incluídos)
Projeto atual: Pesquisador CNPq (deste 1987). Nível 1A.
Espalhamento de elétrons e pósitrons por moléculas
Resumo: Na área de espalhamento de elétrons pretendo, juntamente com alunos e colaboradores, (1) aplicar a versão computacional paralelizada do Método Multicanal de Schwinger com Pseudopotenciais para excitações eletrônicas por impacto de elétrons para diversas moléculas pequenas como H2O (água), CH2O (formaldeído) , CH3OH (metanol), e C2H5OH(etanol); (2) dar prosseguimento em estudos de excitações eletrônicas de fragmentos moleculares provenientes da biomassa (furfural, açúcares da celulose e da hemicelulose); (3) Estudar efeitos de micro solvatação na excitação eletrônica de moléculas (começaremos com formaldeído com uma e duas moléculas de água); (4) realizar desenvolvimento computacional para incluir ionização como um potencial complexo; (5) realizar desenvolvimento computacional para tratar conjuntos de estados eletrônicos como degenerados (um limiar comum de excitação eletrônica, estabelecido de forma fictícia para economizar tempo computacional). Na área de espalhamento de pósitrons pretendo, juntamente com alunos e colaboradores, (6) modificar nossos programas computacionais desenvolvidos para o espalhamento de pósitrons para utilização de computação paralela; (7) ampliar o escopo de aplicações (alvos maiores) com essa nova geração de programas; (8) tratar o canal de ionização (incluindo o de formação de positrônio) com auxílio de potenciais complexos. Pretendo, juntamente com alunos e colaboradores, começar a atuar em uma nova área de pesquisa, a de espalhamento de positrônios por moléculas. A ideia é, primeiramente, (1) extrair seções de choque a partir das amplitudes do espalhamento de elétrons e do espalhamento de pósitrons calculadas de forma independente; e, em seguida, (2) desenvolver metodologia que permita a utilização do método de Multicanal de Schwinger para o espalhamento de positrônio por moléculas.
Situação: Em andamento; Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bolsa e reserva técnica.
Temático: 2009 – 2013