Meus textos

Madalena

Boas almas

Slogorn!

Muro de Berlim

Ciência e arte em um órgão de tubos

Os torturados

Para sermos iguais

Madalena

(começa o programa de rádio do Ari de Barros; toca um jingle animado) - Está começando mais um programa Aaariiiiiiiii diiiiiiii BAAARRROOOOOSSSSS, nesta manhã chuvosa de segunda-feira, sob o patrocínio de JACÚ, o seu sapato profissional, aquele que não deixa o seu pé amassado. (e aí, Carlão, já tem gente na linha? Positivo! Manda ver!) - Bom …

Ver página »

Boas almas

- Embalagem pra presente, por favor! O que seria de um presente sem a sua embalagem?  Ninguém mais neste mundo poderia compreender melhor essa relação entre o presente e a sua embalagem do que Manolo. Em sua maneira de ver eram assim como corpo e alma. O presente em si seria o corpo e a embalagem, …

Ver página »

Slogorn!

Alguns gritos de guerra ficam tão conhecidos que resistem ao tempo e também ultrapassam as fronteiras do lugar onde seus guerreiros gritavam naquele momento de vida ou morte. Mais morte do que vida, muitas vezes. De qualquer forma, atrás de um Slogorn! seguia-se apenas o sofrimento: mães sem seus filhos, mulheres sem seus maridos, filhos pequenos sem …

Ver página »

Muro de Berlim

  Carta de funcionário do IFGW compõe livro editado pela Secretaria de Estado da Cultura 06/05/2009 - 12:32 Texto Jeverson Barbieri Imagens Foto: Valéria Abras/Prefeitura de Campinas Edição de Imagens Everaldo Silva     João Pereira Góes Filho, funcionário do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Unicamp, foi um dos 120 selecionados, entre 15 mil concorrentes, na …

Ver página »

Ciência e arte em um órgão de tubos

Na pequena cidade de São Manuel, no interior de São Paulo, há um cemitério cuja entrada é formada em sua maior parte de túmulos mais antigos, vários deles pertencentes à família Barros, tradicionais cafeicultores da região. Talvez o mais ilustre membro da estirpe tenha sido Adhemar de Barros, duas vezes governador de São Paulo nas …

Ver página »

Os torturados

Certamente existirá alguém em um futuro não muito distante, se é que já não existe, que colocará em dúvida a existência dos ataques terroristas em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Da mesma forma que já há quem negue o massacre de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, pode ser também que alguém …

Ver página »

Para sermos iguais

  O texto abaixo é o mesmo "Muro de Berlim". Neste, porém, há o acréscimo de diversos elementos para enriquecer a narrativa. Sob o novo nome "Para sermos iguais" participei do concurso cultural da editora Guemanisse/RJ em 2010 e este texto foi selecionado para fazer parte do livro "Prosapoemas - Volume 1". Há um exemplar …

Ver página »