Extensão & Divulgação

LIEF: Lab. de Instrumentação para o Ensino de Física (Coordenador)

 

Projeto Atual

2023 – Atual
Laboratório de Instrumentação para Ensino de Física- LIEF na curricularização da extensão (2022-2024). 4º Edital ProEC – PEX 2022
 
Descrição: Com este projeto se pretende que o LIEF ( Laboratório de Instrumentação no Ensino de Física, https://sites.ifi.unicamp.br/lief/) possa contribuir para a curricularização da extensão na Unicamp. Também se busca aumentar o acervo experimental do LIEF para melhorar as atividades e articulação do LIEF com escolas da Rede Metropolitana de Campinas (RMC) e professores dos cursos IFGW..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
 

Projetos concluídos

 

2021 – 2022
Projeto de atividades do Laboratório de Instrumentação para Ensino de Física- LIEF (2020-2022)
 
Descrição: PREAC 1º. Edital ? PROEC PEX 2021, en tempos de Covid-19. Com este projeto pretendemos contribuir no desenvolvimento uma nova plataforma virtual de simulação de experimentos, que possa ser acessada via internet para estudantes/professores de diferentes faixas etárias. Essas experiências podem, no futuro, ser um suporte didático para professores do ensino médio da rede pública. Atualmente temos um estudante participando destas atividades, sendo uma quantidade insuficiente para poder avançar no ritmo desejado. No segundo semestre do 2021 pretendemos reativar os empréstimos de equipamentos para professores do ensino médio de Campinas. Atividade que pode ser desenvolvida durante a pandemia. Atualmente muitos dos experimentos necessitam reparo ou manutenção. Com este projeto se pretende utilizar parte dos recursos em acondicionamento de alguns experimentos para empréstimo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
 
 
2022 – Atual
LIEF na curricularização da extensão (Projeto da SAE- BAEF)
 
Descrição: O Laboratório Integrado de Ensino de Física (https://sites.ifi.unicamp.br/lief/) é formado por um conjunto de demonstrações de Física voltadas para o Ensino Médio e Fundamental. Ele é frequentado por alunos dos cursos de Licenciatura; professores de física das redes públicas e privadas; docentes da Unicamp e grupos de visitantes pré-agendados. A partir do 2022 está previsto a implementação curricular da extensão nos alunos da Unicamp. Como as atividades de extensão são as atividades essenciais do LIEF está previsto que o laboratório tenha um papel ativo na implementação do currículo de extensão dentro do IFGW. A bolsa BAEF irá a auxiliar o coordenador do LIEF na implementação de atividades de extensão para estudantes que desejem se vincular ao LIEF. A sua vez o bolsista BAEF trabalhara em coordenação com os bolsistas BAS realizando algumas atividades conjuntamente, como por exemplo: no desenvolvimento de novos projetos de demonstrações e novos formatos para apresentar os projetos. Então uma das atividades essenciais da pessoa com a bolsa será de contribuir na organização de atividades de extensão curriculares no LIEF, sem ser excludente a participação de outras atividades comumente realizadas no LIEF como desenvolvimento de novos experimentos, materiais didáticos, participação em eventos, etc. Resultados Esperados: Contribuir na implementação da curricular de extensão utilizando a infraestrutura disponível no LIEF. Melhorar as atividades de extensão usualmente desenvolvidas no LIEF..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
 

Ex-Membro do equipe Coordenador do:

 

Galileu vai no Matão (2018/2019-PREAC/PEC)

Participantes: 

Renan Daniel Domingos; Julia Carvalho, Eugenio Rodrigues; Anderson Rodriges Cinti. 

Espera-se aproximar aos estudantes da comunidade, o conhecimento das ciências e o método científico mediante a realização de experimentos simples de baixo custo, que permitam corroborar leis fundamentais (clássicas: mecânica, termodinâmica, ótica, etc ) da ciências exatas com foco em física, mas sem ser excludentes a outras disciplinas como química, matemática e biologia. Os alunos da universidade terão oportunidade de desenvolver método científico de forma dinâmica e interativa. Espera- se que o projeto tenha impacto em aspectos formativos dos estudantes da Unicamp envolvido