Escopo

FI205A Tópicos da Física da Matéria Condensada II – “Fenômenos Emergentes em Magnetismo e Supercondutividade”

Coordenadores: Profs. Drs. Ricardo Urbano e Pascoal Pagliuso (Departamento de Eletrônica Quântica, IFGW, UNICAMP)

Nestas duas semanas iremos reunir pesquisadores de grande prestígio internacional para abordarem temas atuais relacionados a Fenômenos Emergentes em Magnetismo (e Nanomagnetismo) e Supercondutividade, tanto do ponto de vista teórico quanto experimental. Pretendemos proporcionar aos estudantes os ingredientes necessários para um profundo entendimento do assunto discutido. Após a introdução de aspectos teóricos sobre estas duas importantes áreas de pesquisa, os estudantes terão a oportunidade de se familiarizarem com diferentes técnicas experimentais utilizadas no universo de magnetismo e supercondutividade, aprendendo também como realizar uma análise de dados obtidos nos laboratórios de pesquisa.

Dentre os convidados que irão ministrar os mini-cursos sobre temas relacionados com magnetismo e supercondutividade estão alguns docentes do IFGW além de pesquisadores estrangeiros e brasileiros de outras instituições.

Poderão se inscrever nesta escola alunos de pós-graduação e último ano da graduação, tanto da Unicamp quanto de qualquer outra instituição de ensino. Alunos da Unicamp poderão se matricular em uma disciplina eletiva de inverno, e receberão equivalência de 2 créditos pela atividade.

FI217A – Tópicos Física Moderna – “Física em Medicina e Biologia”

Coordenadoras: Profa. Dra. Gabrela Castellano (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, IFGW, UNICAMP) e Profa. Dra. Alessandra Tomal (Departamento de Fìsica Aplicada, IFGW, UNICAMP)

A Física Médica e Física Biológica são áreas interdisciplinares que vêm crescendo rapidamente no Brasil e no mundo nos últimos anos. Desde o pioneirismo até os dias atuais muito se avançou. Hoje, essa área de trabalho e pesquisa engloba cursos de graduação e pós-graduação e a dedicação de dezenas de grupos de pesquisadores e estudantes em todo o País.
Durante as duas semanas da Escola de Inverno organizada pelo Departamento de Raios Cósmicos e Departamento de Física Aplicada do IFGW, vamos reunir pesquisadores que atuam na área de Física aplicada à Medicina e Biologia. A escola focará na aplicação de diversos conceitos de física nas áreas de medicina e biologia, como por exemplo, diagnóstico e tratamento do câncer, modelagem computacional de sistemas biológicos, simulação computacional do transporte da radiação e biofotônica. Além disso, vamos introduzir aos estudantes os conceitos fundamentais relacionados a diferentes aplicações da Física em Medicina e Biologia, proporcionando aos estudantes os ingredientes necessários para um entendimento de diversas aplicações dessa área da Física. Especificamente, a escola versará sobre os seguintes tópicos: Radioterapia, Dosimetria, Biofotônica, Dinâmica de Populações, o Método Monte Carlo no Transporte de Radiação, Modelos Neurofisiológicos, Imagens por Ressonância Magnética, Análise de Sinais de Eletroencefalografia, Interfaces Cérebro-Computador. O público alvo são estudantes do último ano de graduação e estudantes de pós-graduação.

FI217B – Tópicos Física Moderna – “Espalhamento de Nêutrons: Fundamentos e Aplicações

Coordenadores: Prof. Dr. Eduardo Granado Monteiro da Silva (IFGW, UNICAMP), Prof. Dr. Cristiano Oliveira (IF, USP)

Com o lançamento dos grandes empreendimentos científicos RMB (Reator Multipropósito Brasileiro) e RA-10 (Argentina), a comunidade de pesquisadores Latino-americanos em Física, Ciência dos Materiais, Química, Biologia, e Engenharias, entre outras áreas, passam a perceber com maior clareza o grande potencial das técnicas experimentais que utilizam nêutrons livres para o estudo da estrutura e processos dinâmicos na matéria. Dentre as técnicas mais utilizadas estão: Difração, Espalhamento a Baixos Ângulos (SANS), Radiografia/Tomografia, Espalhamento Inelástico, e Refletometria de Nêutrons. Tais técnicas estão disponíveis para cientistas que dominam seus fundamentos, através de laboratórios abertos distribuídos pelo mundo.
Esta escola está sendo organizada em colaboração com a Sociedade Brasileira de Física e deverá incluir aulas que abordarão desde a geração de nêutrons livres e suas diversas fontes até as várias técnicas de difração, espalhamento elástico e inelástico e radiografia/tomografia de nêutrons. Serão apresentados exemplos de aplicação destas técnicas em problemas de Física (Magnetismo e Supercondutividade), Biologia e Ciências dos Materiais. As aulas específicas desta escola serão lecionadas pela manhã. À tarde, será disponibilizado tempo para estudo do conteúdo apresentado, além de apresentadas palestras plenárias combinadas para alunos de todas as escolas, em temas variados. O público-alvo são estudantes de pós-graduação de qualquer instituição latino-americana nas áreas de Fìsica, Química, Biologia e Engenharias. Serão também aceitas inscrições de jovens doutores e alunos de graduação de último ano que estejam realizado sua iniciação científica em áreas envolvendo técnicas de raios-X ou nêutrons.