Escopo

“Magnetismo: pesquisa de fronteira e novas aplicações”
FI280A – Tópicos de Nanociência e Materiais Avançados II

Coordenadores:
Profa. Dra. Fanny Béron (Departamento de Física da Matéria Condensada, IFGW, UNICAMP)
Prof. Dr. Kleber R. Pirota (Departamento de Física da Matéria Condensada, IFGW, UNICAMP)

Escopo: Fenômenos físicos envolvendo o magnetismo englobam uma das áreas de interesse científico mais antigas que se tem notícia. O fato de tais fenômenos estarem presentes na maioria dos tópicos de pesquisa em matéria condensada assim como em uma enorme gama de aparelhos utilizados na vida cotidiana de todas as pessoas, faz com que pesquisas neste tópico estejam na fronteira do conhecimento humano. A quantidade de trabalhos, fundamentais e aplicados, publicados diariamente em revistas científicas de grande prestígio atesta a importância dada pela comunidade científica a esta rica área de investigação.
Nestas duas semanas iremos reunir pesquisadores de grande prestígio internacional para abordarem temas atuais relacionados ao magnetismo (e nanomagnetismo), tanto do ponto de vista teórico, experimental, quanto aplicado. Pretendemos proporcionar aos estudantes os ingredientes necessários para um profundo entendimento do assunto discutido. Após uma introdução de aspectos teóricos básicos sobre magnetismo, os estudantes terão a oportunidade de se familiarizarem com as possibilidades atuais e futuras de aplicação do magnetismo em diversas áreas, tais como spintrônica, metamateriais, armazenamento de informações, sensores, energia, medicina, meio ambiente entre outras. Trabalhos práticos permitirão, aos participantes, a fixação dos conceitos apresentados nos cursos e contato direto com a instrumentação envolvida na pesquisa.
Cada dia será focado sobre um tema de aplicação específico. O professor cobrirá o assunto em mini-cursos de 3h, sendo distribuídos em conceitos teóricos relacionados ao tema (1h30), seguido de uma apresentação dos aspeitos aplicados/tecnológicos (1h30). Cada professor (docentes do IFGW e pesquisadores brasileiros e estrangeiros) é mundialmente reconhecido como especialista no respectivo tema. A Escola terminará com seminários evidenciando a importância do conhecimento básico dos fenômenos magnéticos em pesquisa multidisciplinar.
O público alvo são estudantes do último ano de graduação e estudantes de pós-graduação. A escola é aberta a alunos de qualquer instituição. Ao final das duas semanas da escola de inverno, no dia 29/07, o estudante fará uma avaliação individual – obrigatória para todos os participantes.

“Interações da Radiação com a Matéria”
FI224A – Tópicos em Cronologia, Raios Cósmicos e Altas Energias II

Coordenadores:
Dra. Ana Amélia Bergamini Machado (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, IFGW, UNICAMP)
Prof. Dr. Ettore Segreto (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, IFGW, UNICAMP)
Prof. Dr. Sandro Guedes (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, IFGW, UNICAMP)

Escopo: A Escola de Inverno “Interações da Radiação com a Matéria” terá a duração de duas semanas, reunindo pesquisadores que atuam em áreas de Física das Radiações e Física de Partículas. Na primeira semana, serão introduzidos os conceitos fundamentais relacionados à interação de partículas com a matéria. Serão também apresentados métodos computacionais e experimentais utilizados no estudo da modificação causada em materiais pela interação com íons, além de aplicações destes estudos. O estudo das interações de fótons, nêutrons e partículas carregadas (prótons, partículas alfa e íons em geral) com a matéria encontra um grande número de aplicações. Terapias baseadas na irradiação de pacientes com nêutrons, próton e carbono estão se tornando realidade. Íons gerados em aceleradores têm sido usados para o estudo controlado da interação das partículas com diversos materiais, aumentando consideravelmente o entendimento dos efeitos da radiação natural. Métodos geofísicos, bem como a busca por armazenamento de rejeitos radioativos em longo prazo têm motivado e se beneficiado destes estudos. A segunda semana da escola será dedicada ao estudo de dois dos campos mais intrigantes no cenário atual da física de partículas, que é a física dos neutrinos e da matéria escura. Em particular, o interesse sobre os neutrinos cresceu consideravelmente nos últimos meses, porque o Prêmio Nobel de Física foi concedido aos cientistas que demonstraram a existência do fenômeno de oscilação de neutrinos. Os alunos irão se familiarizar com este processo e com as técnicas experimentais que permitem a detecção de neutrinos. Uma ampla panorâmica das experiências passadas e presentes mais relevantes serão apresentados. Será dada especial atenção para os futuros esforços experimentais visando à caracterização completa das propriedades de neutrinos. A escola irá hospedar também um mini-curso dedicado a matéria escura, que irá rever a sua fenomenologia e as técnicas experimentais e os experimentos mais relevantes no campo. Dentre os convidados que irão ministrar os mini-cursos sobre temas relacionados a interação com a matéria e detectores estão alguns docentes do IFGW além de pesquisadores estrangeiros e brasileiros de outras instituições.
Poderão se inscrever nesta escola alunos de pós-graduação e último ano da graduação, tanto da Unicamp quanto de qualquer outra instituição de ensino. Alunos da Unicamp poderão se matricular em uma disciplina eletiva de inverno, e receberão equivalência de 2 créditos pela atividade.
Esta é a quarta edição das Escolas de Inverno do IFGW. Cada tema oferecido – Interações da Radiação com a Matéria – deverá ter a duração de 4 aulas de 1:30h distribuídas ao longo das manhãs das 2 semanas de escola. Além disso, programamos atividades extra classe com os alunos após o horário de almoço, finalizando o dia com palestras plenárias sobre temas bastante atuais. Ao final das duas semanas da escola de inverno, no dia 29/07, o estudante fará uma avaliação individual – obrigatória para todos os participantes.

“Tecnologia Quântica”
FI229A – Tópicos Física Aplicada III

Coordenador:
Prof. Dr. Marcos Cesar de Oliveira (Departamento de Física da Matéria Condensada, IFGW, UNICAMP)

Escopo: Na primeira metade do século 20 ocorreu uma revolução no conhecimento científico, com a descoberta de regras de caráter quântico para a descrição de certos fenômenos observados na Natureza. Além de sua fundamental relevância para o aprofundamento da compreensão da descrição física da realidade, estas descobertas permitiram, eventualmente, o desenvolvimento de novos dispositivos e tecnologias que são dependentes de efeitos quânticos. Estes incluem sistemas de laser, transistores e dispositivos semicondutores. Hoje em dia, estamos no meio de uma segunda revolução quântica, cuja finalidade é a de empregar sistemas quânticos para desenvolver novas tecnologias para ativamente criar, manipular e medir estados quânticos de matéria, em geral utilizando os efeitos quânticos de superposição e emaranhamento.
Nesta Escola, uma série de palestras ministradas por renomados pesquisadores internacionais e nacionais reunirá os princípios sobre os quais a Tecnologia Quântica se baseia e as ferramentas necessárias para desenvolvê-la. Um número de exemplos de programas de pesquisa que podem levar ao desenvolvimento de tecnologias quânticas nas próximas décadas e que serão especificamente cobertos pela série de palestras, são: tecnologia de informação quântica, sistemas eletromecânicos quânticos, eletrônica quântica coerente, óptica quântica, tecnologia de matéria coerente e biologia quântica. A Escola em Tecnologia Quântica proporcionará aos estudantes os ingredientes necessários para um profundo entendimento das ideias gerais e sobre as tecnologias abordadas. Poderão se inscrever nesta escola alunos de pós-graduação e último ano da graduação, tanto da Unicamp quanto de qualquer outra instituição de ensino. Alunos da Unicamp poderão se matricular em uma disciplina eletiva de inverno, e receberão equivalência de 2 créditos pela atividade.

Os temas oferecidos contarão com 3 ou 2 aulas de 1:30h distribuídas ao longo das manhãs das 2 semanas de escola. Além disso, programamos atividades extra classe com os alunos após o horário de almoço, finalizando o dia com palestras plenárias. Neste formato, ao final das duas semanas da escola de inverno, o estudante integralizará 32 horas de aulas, incluindo uma avaliação individual no final do evento.