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Relatório PIBID 2017

ATIVIDADES DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL DJALMA OCTAVIANO

 

Escola Prof. Djalma Octaviano

A escola Djalma Octaviano está localizada na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, em uma região urbana de transição entre o centro e a periferia. Sob o aspecto administrativo, é uma das unidades de ensino integral no Estado de São Paulo. Apresenta um claro objetivo de formar alunos protagonistas e contribuir de forma efetiva na construção do futuro de seus alunos, buscando estabelecer fundamentação e sentido nas relações entre a escola e seus educandos. Na visão dos professores da escola, o PIBID de Física da Unicamp veio para somar, com uma proposta que vem ao encontro do objetivo da escola. 

Para saber mais sobre a escola

 O Clube Juvenil

O Clube Juvenil – como o próprio nome indica – consiste em um local de encontro entre alunos com interesses similares. No espaço e no tempo de duas aulas os alunos decidem, por conta própria e a partir de seus interesses, que atividades irão realizar: música, pintura, desenho, dança, redação e física são alguns dos exemplos dos clubes que foram formados.

 Para saber mais sobre o Clube Juvenil! 

Clube Juvenil: Física e Cinema

Veja o banner!

No primeiro encontro fizemos um levantamento sobre o que os alunos esperavam do Clube de Física e o que eles gostavam de fazer nas horas vagas. Praticamente todos os 30 alunos falaram que gostariam de ter uma “aula de física” ensinada de forma diferenciada e que gostavam muito de séries e filmes, houveram ainda outras sugestões como trabalhar com conceitos físicos para que os alunos entendessem melhor alguns conteúdos básicos, que em sua maioria eram conceitos de mecânica.  

Partindo dessa premissa, os bolsistas pensaram em fazer um clube com o tema “Física e Cinema”, onde após a exibição de um filme ou série (escolhida pelos alunos), faríamos um debate sobre a física contida naquele título.

 Para ver mais sobre os filmes…

Disciplinas Eletivas 

Dentro da proposta curricular da escola em tempo integral, existe um espaço para atividades integradoras entre distintas disciplinas mais formais da educação básica. Estas disciplinas são conhecidas como “disciplinas eletivas” e devem ter a participação de dois professores atuando conjuntamente na elaboração e na estruturação das disciplinas, além da participação dos bolsistas PIBID.

Para saber mais sobre as Disciplinas Eletivas!

Disciplina Eletiva: Caia Nessa Onda!

Essa disciplina eletiva visava trabalhar conteúdos de artes e de física de maneira interdisciplinar com alunos do Ensino Médio. Para isso, propunha-se abordar conceitos físicos relacionados a som/música a partir da construção de instrumentos musicais com materiais de baixo custo.  Aos bolsistas, cabia a tarefa de ensinar ondas e outros conceitos físicos pertinentes para possibilitar que os alunos entendessem como funcionam os instrumentos musicais, além de auxiliá-los na pesquisa, desenvolvimento e construção de seus instrumentos.

Acesse aqui e caia nessa onda!

 

Participação em Aulas Teóricas e  Experimentais

Nas aulas teóricas os bolsistas contribuíram com formação conceitual auxiliando os professores no desenvolvimento da aula, com atividades propostas, num sistema de tutoria com atendimento individual.

Os bolsistas que atuaram no laboratório sugeriram o desenvolvimento dos experimentos, auxiliando desde a montagem até na explanação dos conceitos ali envolvidos.

Para compreender mais da participação…

 Atuação em aulas experimentais -1 

Atuação em aulas experimentais -2 

Atuação em aulas experimentais – 3

Atuação em aulas experimentais – 4

Para saber mais sobre a participação em aulas teóricas…

 

Narrativas sobre as experiências do PIBID

Uma visão particular das experiências associadas ao PIBID e sua interação com as escolas. 

Experimentos e Experiências em Ensino de Física

Coisas da Escola

Reequilibração

 

Licenciaturas, Evasão e o PIBID

O Brasil viveu recentemente um grande aumento nos cursos de licenciatura no sistema federal de ensino. Esse aumento da oferta, desvinculado de uma forte ação política no sentido de valorizar a carreira do professor da educação básica pública, faz com que esses cursos apresentem pouca procura, e consequentemente, altas taxas de evasão.

São também ações importantes para minimizar a evasão “as atividades de ensino e aprendizado onde os estudantes estão engajados, além do desenho do currículo e as interações entre os professores e os seus pares” (ULRIKSEN, MADSEN, HOLMEGAARD, 2015). Logo, o Programa PIBID é uma excelente estratégia para combater a evasão das Licenciaturas.

Para completar a discussão, acesse aqui!