Prof. Dr. Ettore Segreto
O prof. Ettore fez doutorado em Física na Università degli Studi dell’Aquila em L’Aquila na Itália. Trabalha na área de física de neutrinos e matéria escura.
Foi membro das colaborações ICARUS, Warp e DarkSide no Laboratório Nacional de Gran Sasso -LNGS (Itália).
Faz parte também dos experimentos no Fermilab LArIAT, SBND e DUNE dedicados a física de neutrinos.
É líder do sistema de foto-detenção do experimento DUNE.
Na UNICAMP é responsável pelo Laboratório de Léptons onde conduz pesquisa de P&D em detectores do tipo TPC em argônio líquido.
Recentemente foi agraciado com o prêmio “Early Career Instrumentation Award 2019” atribuído pela divisão de Partículas e Campos da American Physics Society (APS), pela invenção do ARAPUCA, um fóton detector que será usado no maior experimento de física de neutrinos em argônio líquido o DUNE.
Prof. Dr. Anderson Campos Fauth
É professor associado do Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP onde defendeu a Livre Docência em 2004. Doutor em Ciências pela UNICAMP, realizou pós-doutoramentos junto ao Instituto de Cosmo-Geofísica, Turin e Instituto Nacional de Física Nuclear, Frascati, na Itália.
Tem experiência na área de Física de Altas Energias, com ênfase em raios cósmicos e sistemas de detecção de partículas. É responsável pelo sistema de veto de raios cósmicos do detector de ondas gravitacionais Mario Schenberg.
É o coordenador paulista do projeto de instalação de dois telescópios de raios cósmicos (SP e RJ) para estudo da atividade solar e mudanças climáticas globais.
Participa desde 1994 da Colaboração Pierre Auger. Foi chefe do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia-UNICAMP (2004-2008).
Ana Amélia Bergamini Machado
Doutora em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), mestrado e graduação em fisica pela Universidade Federal do Paraná., Pos-doutorado no Laboratorio Nacional del Gran Sasso (Italia) e Max Planck Institute para Fisica Nuclear (Heidelberg-Alemanha).
Fez parte dos experimentos FOCUS (Fermilab), LVD, GERDA e DarkSide no Laboratorio Nacional de Gran Sasso.
Tem experiência na área de Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: detectores de neutrinos e de materia escura, decaimentos duplo beta, espectroscopia gamma e de massa, estudo de propriedades óticas de cintiladores, sistemas de detecção da luz de cintilação em ambientes criogênicos especificamente em argônio liquido.
Atualmente faz parte das colaborações internacionais: LArIAT, SBND e DUNE no Fermilab (USA) .
Recentemente foi agraciada com o prêmio “Early Career Instrumentation Award 2019” atribuído pela divisão de Partículas e Campos da American Physics Society (APS), pela invenção do ARAPUCA, um fóton detector que será usado no maior experimento de física de neutrinos em argônio líquido o DUNE.