Retornar para Clusters

Feynman

O Cluster Feyman foi adquirido através de recursos do projeto FAPESP, número 04/09470-0, na modalidade Equipamentos Multiusuários (EMU).

O Pesquisador Responsável pelo projeto é o Prof. Dr. Douglas Soares Galvão. A responsabilidade pela instalação e treinamento é do Analista de Sistemas Fábio Andrijauskas, funcionário do CCJDR do IFGW.

O cluster de processamento é composto de máquinas com processador Xeon da seguinte forma:

  • Headnode com 8 cores Xeon 5220 de 2.4 GHz e 96 GB de RAM;
  • 8 nós de com 8 cores Xeon 5220 (16 com HT) de 2.4 GHz e 36 GB de RAM;
  • 1 nó de computação com 8 cores Xeon 5220 (16 com HT) de 2.4 GHz e 144 GB de RAM;
  • 1 nó de computação com 8 cores Xeon 5220 (16 com HT) de 2.4 GHz e 72 GB de RAM;
  • Storage com 8 cores Xeon 5620 (16 com HT) de 2.4 GHz, 96 GB de RAM,  com volumes de 30 TB e 36 TB;
  • Interligação com switch Gigabit Ethernet  adminstração e switch Infiniband QDR 4x à 40 Gbps para comunicação de processos e NFS
 Para ter acesso ao cluster é necessário um projeto aprovado de um docente do IFGW. O formulário de inscrição está disponível dos seguintes modos:

1) Para docentes do IFGW: Acesso ao formulário é através do site interno do IFGW http://servicos.ifi.unicamp.br, opção cluster;

2) Para não-docentes do IFGW: Formulário disponível em formato PDF.

O acesso ao cluster será através do comando ssh (ssh masternode) a partir da rede do IFGW. A partir do nó principal os jobs poderão ser enviados através do sistema de filas.

As instruções técnicas para utilização podem ser consultadas em Filas/Utilização e Software.

Os usuários através, da ComTIC - Comissão de Tecnologia de Informação e de Comunicação do IFGW, podem discutir procedimentos e necessidades relacionadas ao cluster feyman.

Software

Acesso

O Cluster Feynman foi adquirido através de recursos do projeto FAPESP, número 04/09470-0, na modalidade Equipamentos Multiusuários (EMU). O Pesquisador Responsável pelo projeto é o Prof. Dr. Douglas Soares Galvão. A responsabilidade pela instalação e treinamento é do Analista de Sistemas Msc Fábio Andrijauskas, funcionário do CCJDR do IFGW. O cluster de processamento é composto …

Filas/Utilização

No cluster Feynman está disponível a versão de Intel MPI 5. Para utilizar essa versão deve-se executar: source /home/sw/masternode/intel/2015/install/composerxe/bin/compilervars.sh intel64 source /home/sw/masternode/intel/2015/install/mpi/impi/5.1.2.150/bin64/mpivars.sh Filas de processamento definidas Os nodes possuem 2 processadores Intel Xeon E5620. Dessa forma, cada node possui 2 (processadores )* 4 (núcleo por processadores) *2 (threads por núcleo) =  16. Porém, a utilização …

Este site não é uma publicação oficial do IFGW, acesse www.ifi.unicamp.br para a versão institucional.
A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.