O Laboratório

DSC_8513 (Large)

<!--

conter12Visitas desde Fev/99 - (Ultima atualização do site Set 2016)

   O Laboratório de Ensino de Óptica (LF 22) está instalado  no piso térreo do prédio D  do  Instituto de Física da Unicamp   e faz parte do LEP (Laboratórios de Ensino Profissionais) do IFGW – Unicamp e foi criado  em 1989.

   É utilizado para cursos de F429 ( Física Básica IV) que está na ementa de 17 cursos da área de Ciências Exatas e F839 (Métodos da Física Experimental VI - Optica)  para o curso de Física.  Atende por ano aproximadamente 520 alunos de F429 e 55 alunos de F839 .

Foi concebido com uma nova mentalidade, onde o laboratório (Instalação física e técnico para acompanhamento) estão sempre à disposição dos alunos, e não somente nos horários de aula, de modo a permitir que os experimentos possam ser repetidos e expandidos de acordo com o interesse/necessidade dos alunos.

    Possui várias salas com mesas ópticas sendo sempre ocupadas por no máximo 8 grupos com 3 alunos cada, para que o experimento possa ser acompanhado por todos.

calcita

   Graças a um convênio com a Carl - Zeiss da ex - Alemanha Oriental, o lab. é equipado com os seguintes aparelhos: - Refratômetro de Abbe ( Para medida do índice de refração de líquidos e sólidos) - Refratômetro de Pulfrich ( Para medida do índice de refração de sólidos) - Laser He-Ne ( Usado nas demonstrações) - Polarímetro - Espectrômetros - Espectrômetro de precisão ( Medida de ângulos - Tolerância 1 segundo) - Microscópio metrológico ( Medida de pequenas aberturas e espessuras) - Filtros interferométricos ( Para selecionar um pequeno intervalo do espectro ) - Acessórios para experimentos de óptica ( Espelhos, Grades de difração) - Suportes para lentes, Mecanismos de deslocamentos, etc, . e ao Eximbank com os seguintes equipamentos: - Detectores com foto diodos e fotomultiplicadoras - Interferômetros de Michelson e Fabry Perot - Fontes espectrais para referência ( Hg, He, Kr, Na, Ne, Xe) - Fontes reguláveis de luz branca - Conjunto de filtros de densidade neutra calibrados - Fotômetro com detetores calibrados - Espectrômetros para medidas de ângulos - Monocromador de grades - Monocromador de filtros - Osciloscópio - Gerador de funções .

   O laboratório possui para o curso de F429 - Física básica, 10 atividades com os respectivos roteiros experimentais: 1 - Difração de fendas, 2 - Interferômetro Fabry Perot, 3 - Difração de fendas,  4 - Verificação experimental da lei de Snell,  5 - Estudo da dispersão de um prisma, 6 - Interferômetro de Michelson, 7 - Estudo da dispersão de uma grade de difração, 8 - Medida do espectro de uma fonte usando um prisma calibrado, 9 - Medida de reflexões em interfaces dielétricas (Brewster) , 10 -  Atividades com lentes, 11 - Atividades com luz polarizada, dando assim flexibilidade para variação de atividades ao longo de um período.

abert1

   Para o curso de F839 - Óptica experimental, são mais de 20 atividades com os respectivos roteiros desenvolvidos e alguns em desenvolvimento no próprio laboratório: 1 - Fibras öpticas 2 - Interferômetro de Fabry-Perot 3 - Interferômetro de Michelson 4 - Dispersão de um prisma 5 - Holografia 6 - Processamento de imagens 7 - Fontes de luz - monocromadores 8 - Filmes finos 9 - Fotografia básica 10 - Refratometria Abbe / Pulfrich 11 - Atividades com ângulo de Brewster 12 - Elipsometria 13 - Coerência e largura espectral 14 - Índice de refração de materiais dielétricos 15 - Guias de onda 16 - Detectores 17 - Construção de um microscópio 18 - Construção de um telescópio 19 - Figuras de Moiré 20 - Medida da velocidade da luz 21 - Fotometria 22 - Atividades com lentes.

   Caso sua Escola tenha interesse em visitar o nosso laboratório para demonstrações didáticas, favor agendar com

Juliana  Secretaria de graduação IFGW/UNICAMP

Telefone (19)   3521-5303/ 3521 0280
Facebook: https://www.facebook.com/InstitutoDeFisicaUnicampGraduacao/
Site: https://portal.ifi.unicamp.br/ensino/graduacao

ou

Viviane  Coordenadoria de Extensão
IFGW/UNICAMP
Telefone: (19) 3521 5286
www.facebook.com/extensao.ifgw.unicamp

Eng. Antonio Carlos da Costa -