Estou tentando colocar aqui, as perguntas mais frequentes que recebo, principalmente de estudantes de segundo grau do Brasil todo.
Por que todo professor de Física é chato ? Felizmente não acredito que isto seja verdade. Na realidade estamos convivendo, principalmente no ensino público, com escolas mal conservadas, laboratórios sem equipamentos, e professores mal orientados e remunerados. Se somarmos a isto, alunos desinteressados e pouco aplicados, teremos uma combinação desastrosa. A grande dica para o ensino da Física, é a motivação…Se os alunos forem convenientemente estimulados, despertando neles a curiosidade pelos fatos corriqueiros do dia a dia, ja será um bom começo para o aprendizado. Ja pensou que quando voce acorda toda as manhãs e coloca o pé no chão para sair do seu quarto, quanta Física já rolou neste simples procedimento ?? Pois é !!! se não houvesse GRAVITAÇÃO, a hora que voce tocasse o chão, sairia voando, se não hovesse a força PESO, nâo haveria o ATRITO no chão e voce ficaria escorregando, não haveria tambem o dia e a noite ja que isto é decorrência também da gravitação que mantem a Terra “presa” à sua ÓRBITA. Se voce analisar cuidadosamente, vai encontrar Física na ELETRICIDADE que acende a lâmpada do seu quarto, faz funcionar o motor MAGNÉTICO da sua geladeira que retira o CALOR , baixando a TEMPERATURA de dentro dela, na água que sai da sua torneira, facilmente descrita nas equaçõezinhas de ENERGIA POTENCIAL E CINÉTICA, na IMAGEM que você vê no seu ESPELHO, quando andar de ônibus verá ACELERAÇÃO, VELOCIDADE UNIFORME, DESLOCAMENTO, vai encontrar a Física ainda quando assiste Tv, ja que o sinal é transmitido por uma ONDA que caminha pelo espaço, carregando informações que depois serão decodificadas produzindo SOM, LUZ e COR. Se usar um cd então para OUVIR ou VER alguma coisa, voce terá os mecanismos básicos da ÓPTICA presentes em um minúsculo e eficiente leitor. Percebeu como a Física faz parte das nossas vidas ? É só ficar ligado. Uma sugestão é fazer o que voce JÁ esta fazendo, se interessar pelo assunto e procurar as informações por sua própria iniciativa, somando assim com o material que será recebido nas aulas.
Por que nas atividades de óptica, sempre é sugerido o uso de um laser ? A luz laser tem uma grande vantagem sobre as outras fontes, é a sua monocromaticidade, ou seja, ele emite apenas uma e somente uma cor, facilitando assim as medidas do ângulos. Se ao invés do laser, uma lâmpada comum fosse empregada, as medidas seriam bem mais complicadas pela grande variedade de cores que uma lâmpada com luz branca emite.
Para que servem os prismas ? Os prismas são básicamente sistemas que atraves da refração dispersam a luz, ou seja, “abrem” a luz em todos os seus componentes permitindo identificar cada cor presente. Como cada elemento químico possue estrutura eletrônica definida e diferente dos demais elementos, eles emitem cores diferentes quando queimados. Portanto uma das principais aplicações dos prismas é identificar materiais, ou estrelas do céu através da dispersão das suas cores.
Por que algumas lunetas mostram a imagem com sombras coloridas ? Todo instrumento óptico que opera com imagens multicores, precisa ter seu conjunto de lentes planejado para a correção cromática. Como as lentes operam por refração, e o o índice de refração varia de acordo com o comprimento de onda (côr), o ponto focal da cor vermelha não é o mesmo da côr violeta, ocasionando esta sombra colorida nas imagens de instrumentos de baixo custo, ou que não foram corretamente projetados. O nome correto deste efeito é aberração cromática.
O que é o Arco íris? O Arco-íris é a luz do sol refratada, desviada para o olho do observador por gotinhas de água, mais especificamente, gotinhas de chuva. A maioria das pessoas jamais notou que o sol está sempre atrás delas quando vêem um arco-íris e que o centro do arco circular está na direção oposta do sol. A chuva, naturalmente, está entre o observador e o arco-íris, Deve-se considerar, ainda, que as gotas de chuva possuem vários formatos ao cair, em razão da resistência do ar ou dos ventos. Só as gotas redondas e de preferência menores ( como ao final das chuvas ) são as melhores para produzir o Arco-íris. Deve-se ainda recordar que, em face da distância do sol, todos os raios que incidem numa gota de chuva podem ser consideradas paralelos. (Além do arco-íris, Osmar S. Figueiredo)
Como se formam as côres do arco íris ? Renée Descartes já tinha feito a sensacional experiência de decomposição do luz branca do sol, através do prisma, decompondo em sete cores – o vermelho, o laranja, o amarelo, o verde, o azul, o azul marinho (indigo) e o violeta (lilás ou roxo). Na verdade o Arco-íris é um continuum de côres, do vermelho ao violeta, e até mesmo além das côres que os olhos conseguem enxergar, como se dá com o espectro infra-vermelho (percebido pelo calor) e ultra-violeta, não observável a olho nu. As côres do Arco-íris originam-se de dois fatos básicos: 1.A luz do sol é composta de um conjunto de cores que o olho consegue detectar. O conjunto dessas cores, quando combinadas, parece branca ao olho humano, conforme foi demonstrado por Sir Isaac Newton em 1666. 2.A luz das diferentes cores são refratadas de maneira diferentes, quando passam de um meio (ar, por exemplo) para outro ( água, vidro, por exemplo ). Assim, foi determinado como o raio de luz é curvado, refratado, quando atravessa regiões de diferentes densidades, como o ar e a água. Quando um raio de luz atravessa uma gota de chuva é desviado para a luz vermelha e azul, verifica-se que o ângulo de desvio é diferente para as duas cores porque a luz azul é curvada ou refratada mais que a luz vermelha. Isto significa que quando vemos o Arco-íris e sua banda de cores nós estamos olhando a luz refratada e refletida de diferentes gotas de chuva, algumas vistas em um ângulo de 42o graus; algumas a um ângulo de 40o graus, e algumas entre ambos. (Além do arco-íris, Osmar S. Figueiredo)
O que é luz ultra violeta ? A luz ultra violeta, UV, é a luz que se segue ao violeta que esta no limite inferior da faixa visível. Explicando melhor, o UV não pode ser visto por nossos olhos, mas se houver um descuido, será sentido por nossa pele. Concomitantemente a um aumento na energia e uma diminuição no comprimento de onda, ha um aumento na ocorrência de reações químicas desencadeadas pela radiação UV. Aplicado a tecidos vivos, há um aumento nos efeitos fisiológicos. Inicialmente, observações puramente empíricas de vários efeitos fisiológicos levaram a classificação da radiação UV em: Faixa UVA (comprimento de onda 320 – 400nm) Causa bronzeamento direto da pele com sub queimadura. Faixa UVB (comprimento de onda 280 – 320 nm) Causa resposta de eritema e, em associação bronzeamento indireto da pele. Sob irradiação intensa e frequente, o UVB pode produzir carcinomas de pele. Faixa UVC (comprimento de onda 100 – 280 nm) Esta parte do espectro solar não alcança a terra, ja que os comprimentos de onda abaixo de 290 nm, são absorvidos pela camada de ozônio da atmosfera (enquanto ela estiver lá). A radiação UVC é germicida e mostra-se altamente danosa à pele humana, devido ao seu alto teor de energia. CUIDADO !!! Algumas lâmpadas usadas como bactericída (por ex. lâmpadas de mercúrio) emitem linhas nestas faixas e geralmente não possuem qualquer aviso de manuseio !!! Nas áreas montanhosas ou na superfície do mar, uma grande proporção de radiação UV é refletida pela água ou pela neve, de modo que nesses casos a radiação incidente, direta, real, é acompanhada por uma alta quantidade de radiação indireta, por exemplo, radiação UV refletida. Esta é uma das razões porque a queimadura de sol pode ocorrer consideravelmente mais rápida , nas montanhas ou no mar. A dependência de intensidade de radiação, em relação à distância por que passa através da atmosfera, tambem explica a observação de que a intensidade de radiação UV aumenta em cerca de 20% para 1000 mts de aumento de altitude.
Porque o céu da terra é azul, se no espaço tudo é negro? O céu tem o aspecto azulado porque o conjunto de gases que compõe a nossa atmosfera – Nitrogênio, Oxigênio, Argônio, Dióxido de carbono entre outros, absorve as radiações solares vermelho – alaranjadas – difunde as de curto comprimento de onda – radiações tendendo ao azul. Se aqui não houvesse atmosfera, o céu seria sempre negro. Os planetas e estrelas poderiam ser vistos mesmo se o sol estivesse acima do horizonte. A cor azul forma-se poucos quilômetros acima da superfície porque mais da metade da atmosfera se encontra a menos de 12 km de altitude (Marilena O. Mollaco).
Se a luz o sol possue todas as côres do arco-íris, porque no entardecer o sol é sempre vermelho ? A luz do sol quando atravessa a nossa atmosfera, tambem sofre refração (mudança de meio de propagação da luz vácuo – ar ) como a cor vermelha é a que sofre menor desvio, ela fica próxima ao sol – As demais sofrem maior desvio e não podem ser vistas. Alias se voce olhar bastante atentamente verá que o sol fica mais parecido com um ovo com a parte mais fina para cima pelo mesmo motivo.
Porque estão dizendo tanto que as lâmpadas fluorescentes são melhores que as tradicionais de filamento ? Nesta época de apagão e demais problemas energéticos, é importante conseguir o máximo de rendimento dos equipamentos elétricos e principalmente das fontes de luz. Uma Lâmpada incandescente consegue, na melhor das hipóteses converter apenas 8% da energia em luz, o resto é convertido em calor (infravermelho). As lampadas incandescentes produzem em média 22 lm/w enquanto que as fluorescentes 120 lm/w (quase 6 x mais eficientes) o que significa também que geram menos calor.
Qual a máxima velocidade de transmissão de dados em uma fibra óptica ? Não se espante, mas a máxima velocidade de dados conseguida em fibras ópticas foi de 10 Tb /seg !! (Tera = Giga x 1000 = Mega x Mega = 10 12 ) Significa que seria possível prencher totalmente 250 hd’s de 40 Gb por seg !!!!
Quantas fibras ópticas são usadas para suportar todo o tráfego de informações das universidades Paulistas? Todo o trafego de internet do Brasil p/ os USA, e o trafego das universidades Paulistas via Fapesp é feito em ápenas duas fibras !!!