↑ Retornar para Fotografia

Fotografando com uma lata

  Fotografando com uma lata  (Pinhole)

....
Apesar de parecer uma  bobagem,  é uma atividade didática  interessante,  e muito facil de fazer..A máquina fotográfica básica.

        Os físicos do século XVI estudaram um dispositivo chamado câmara escura que evoluído veio a resultar
nas atuais câmaras fotográficas.

              A câmara escura, princípio de todas as máquinas fotográficas

 
        Eles verificaram que uma caixa totalmente fechada, possuindo apenas um orifício em
    um dos lados, tinha propriedades de reproduzir as imagens dos objetos que estivessem
    colocados na frente do orifício, de modo que esta imagem aparecia na parede oposta a
    entrada da câmara e invertida .
        Ao observarmos a imagem formada, notamos que ela não se apresenta nítida. Para
    reprodução perfeita da imagem na câmara escura, teríamos de usar  um furo muito pequeno,
    ou dispositivos ópticos conhecidos como lentes que básicamente operam por refração.
.

    Material necessário:.

1 - Camara escura, que pode ser o seu quarto a noite.
2 - Papel fotografico, cortado no tamanho da tampa da lata.
3 - Fita dupla face, para colar na tampa da lata, onde sera fixado o papel.
4 - Tres bandeijas ou baldes, uma para o revelador, outra para agua  e outra para o fixador.
5 - Papel aluminio, martelo, prego e uma agulha.
.

Construindo sua "câmara".

    Pegue uma lata de leite em pó vazia ou algo parecido, com uma martelo e um prego faça um furo bem no centro do fundo da lata.  Como o diâmetro deste furo ficara muito grande para o que queremos, use 4 pedacinhos de fita dupla face para colar um quadradinho de papel aluminio ( destes que a sua mãe usa na cozinha para embrulhar assados) sobre o furo. Observe para que o papel aluminio fique bem encostado na lata não permitindo entrada de luz.
    Com muito cuidado, faça um furinho no papel aluminio com a agulha - mas use apenas a ponta da agulha, nao introduza ela ( quanto menor o diametro do furo, mais nitida é a imagem).  Cole sobre o furo uma tirinha de papel preto ou qualquer coisa que possa ser usado como janela para abrir e permitir a entrada da luz atraves do furinho durante um certo tempo e depois sua obstrução, até que que a lata seja levada para um lugar sem luz.
    O papel fotografico (virgem) em local sem luz ( use uma lâmpada vermelha bem fraquinha), sera colado na parte interna da tampa atraves da fita dupla face   (Nao deixe de observar o lado da emulsão, sensivel à luz ficara voltado para o furinho).
    Se puder pintar o interior da lata com tinta preta fosca sera melhor ainda, se não, coloque um papel preto na lateral interna da lata para evitar reflexoes de luz.
    .
    Para a exposição, defina bem o objeto a ser "latografado", volte o furo para o objeto e dependendo do nível de iluminação será o tempo de exposição e obviamente deveremos deixar  nossa lata imovel, seja apoiada ou amarrada em algum lugar.
    Uma sugestão inicial de exposição é de cerca de 30 segundos para uma revelação em DEKTOL  de 90 segundos e fixação em 10 min. em uma solução fixadora  ( Para mais detalhes  veja Introdução à Fotografia)
    Após exposta, a lata deve ter sua janelinha fechada para nao haver mais entrada de luz e conduzida ao "laboratório" para sua revelação.
    Em local escuro ( use uma lampada vermelha bem fraquinha) abra a lata e retirando o papel da tampa mergulhe-o na solução reveladora Dektol onde permanecerá por aproximadamente 90 segundos, dependendo obviamente do tempo de exposição e das condicões de iluminação do objeto, este tempo pode ser maior ou menor, dai o bom senso em interromper o processo de revelação caso o contraste ja apresente nivel bom, antes de transcorrido o tempo total.
    O resultado final sera uma foto negativa ( as regiões claras do objeto serão negras na foto) com a mesma distorção de uma foto feita por uma lente 28mm ( Grande angular), fotografando novamente a foto negativa obtida, invertemos a foto, tornando-se igual ao objeto, ou recorrendo-se a softwares de imagem (Photoshop) é possível fazer o negativo virar positivo.
..
.Mais dicas podem ser encontradas em  Galeria pinhole
.
                    Boas fotos !!!
                                                 Antonio C. Costa