Aqui você encontra as sub-linhas de pesquisas desenvolvidas pelo grupo.
A linha principal de pesquisa intitula-se “Interação com a Matéria”
Aqui você encontra as sub-linhas de pesquisas desenvolvidas pelo grupo.
A linha principal de pesquisa intitula-se “Interação com a Matéria”
O boro contra o câncer (BNCT) Uma outra área abordada pelo grupo com as medidas de traços de fissão relaciona-se ao boro. Este elemento pode ser usado para tratar o câncer com uma técnica conhecida por BNCT (boron neutron capture therapy, ou “terapia por captura de nêutrons por boro”). O mecanismo do tratamento é o …
Um dos problemas estudados pelo grupo com o método dos traços nucleares é o da contaminação de radônio no ar. O radônio-222 origina-se do urânio-238, que existe em pequenas quantidades em diversos materiais, inclusive nos de construção. A razão é que a série radioativa que começa no U-238 – a sequência de elementos em que …
O grupo também pesquisas sobre a determinação de fluxo de nêutrons e sobre a taxa de desintegração do U-238. As irradiações envolvendo nêutrons são atualmente realizadas no reator do IPEN/CNEN em São Paulo. Os nêutrons são um instrumento importante em pesquisas envolvendo a física nuclear. Foi dito acima, por exemplo, que, no tratamento de câncer …
Com os traços de fissão, é possível aproveitar um outro fenômeno, o annealing. Trata-se da diminuição dos traços com o tempo e temperatura. Analisando-se a quantidade e o tamanho dos traços de fissão, pode-se determinar a idade de rochas e a sua história térmica, isto é, as temperaturas que ocorreram nos minerais no passado remoto (é a …
O método do traço de fissão Para esses diversos estudos, um dos principais métodos usados pelo grupo usa o conceito de “traço nuclear”. Quando um produto de decaimento como uma partícula alfa ou um fragmento de fissão é emitido por um átomo (veja Box acima) no interior de um material, a partícula a atravessa e …
Comentários