Física nas Férias 2025
A escolha do tema do curso específico será realizada durante os primeiros dias do FIFE.
Segunda (14/07) | Terça (15/07) | Quarta (16/07) | Quinta (17/07) | Sexta (18/07) | |
9h | Boas vindas | Física Quântica | Vestibular/Carreira | Curso específico | Preparação das apresentações |
10h30 | Intervalo | Intervalo | Intervalo | Intervalo | Intervalo |
10h45 | Ensino de Física | Cosmologia | Curso específico | Curso específico | Apresentações |
12h15 | Almoço | Almoço | Almoço | Almoço | Almoço |
13h30 | Computação quântica | Visita aos laboratórios | Curso específico | Curso específico | Apresentações |
15h | Intervalo | Intervalo | Intervalo | Intervalo | Intervalo |
15h30 – 17h | Raios cósmicos | Visita aos laboratórios | Curso específico | Curso específico | Apresentações e encerramento |
Uma visão panorâmica do fascinante mundo do ensino de física
O gosto por desafios que os fenômenos naturais nos impõem, a gana por entender as leis da natureza e, se possível, o mecanismo por trás dos fenômenos mais fundamentais do universo são, sem dúvida, os “impulsos-guia” de todos aqueles que se interessam em estudar essa que é, talvez, a mais prestigiada das ciências. Sejam os que se ocupam do diminuto mundo dos fenômenos quânticos, das imensas galáxias, do funcionamento da matéria condensada ou mesmo da antimatéria — todos estão movidos por esses mesmos impulsos.
Em áreas em que a física se interconecta com outros campos científicos — como, por exemplo, na aplicação das leis da física a fenômenos biológicos, geológicos ou naquilo que chamamos de ensino de física — essa máxima continua plenamente válida. O ensino de física é uma área especial, pois carrega um duplo papel: ensinar e pesquisar o próprio ensino de física.
O ensino da física tem um papel central tanto na formação do cidadão — que vive em um mundo cercado por produtos e tecnologias baseadas nessa ciência — quanto na formação de novos cientistas, que investigarão novos fenômenos e desenvolverão novas teorias.
No campo da pesquisa em ensino, é essencial compreender como as teorias, leis e conceitos podem ser mais bem aprendidos — seja por meio da lógica interna da teoria, do apoio da experimentação, da contextualização histórica da física, da vivência cotidiana ou de qualquer outra estratégia que possamos imaginar, descobrir, inventar ou teorizar.
Além dessa prática de pesquisa, que pode se revelar extremamente estimulante, vale destacar o reconhecimento profissional oferecido por esse ramo da física que, ao contrário do que muitas vezes se difunde, pode ser profundamente gratificante.
Essas e outras questões são as que exploraremos para oferecer uma ideia geral do fascinante mundo do ensino de física.
Computação Quântica: A Plataforma de Circuitos Supercondutores
A computação quântica representa uma das fronteiras mais promissoras da ciência e tecnologia atuais, e os circuitos supercondutores despontam como uma das principais plataformas para sua implementação. Este curso tem como objetivo apresentar os fundamentos da computação quântica e suas aplicações, com foco especial nos qubits supercondutores — os blocos fundamentais dos processadores quânticos nessa arquitetura.
Ao longo do curso, os participantes serão introduzidos aos conceitos essenciais de circuitos elétricos, que servirão de base para compreender o funcionamento dos qubits supercondutores. A partir disso, serão guiados por etapas do processo de fabricação de um dispositivo quântico real. Além de acompanhar essas etapas, os alunos também participarão de atividades práticas em laboratório, realizando pequenas medições e análises em amostras. Essa vivência experimental proporcionará um contato direto com a rotina de pesquisa em um laboratório de tecnologia quântica.
Por fim, os alunos terão a oportunidade de interagir com algoritmos quânticos em uma experiência prática. Usaremos a plataforma IBM Quantum Lab, onde os participantes poderão programar e executar algoritmos simples em computadores quânticos reais, tendo assim um primeiro contato com o universo da programação quântica.
Cosmologia: A ciência da vida e morte das estrelas
Surpreendentemente, desde que existem, os humanos têm levantado a cabeça e olhado para o céu. Desde então, ele é mais ou menos o mesmo, mas a nossa compreensão dele, não. Por milênios, vimos o céu girar ao nosso redor, até que entendemos que na verdade quem gira somos nós. A pouco mais de 100 anos (quase nada!) descobrimos que o Universo é muito maior do que pensávamos, que habitamos uma galáxia perdida entre outras tantas, inumeráveis, e que o próprio espaço está se expandindo! Também descobrimos que o Universo muda: nem sempre existiram planetas, estrelas ou galáxias. Tudo indica que o Universo foi muito mais quente e denso no passado, uma verdadeira fornalha mais quente que o próprio Sol, tão quente que nem mesmo os núcleos dos átomos, podiam existir!
Mas você provavelmente já ouviu essa história. Agora, como podemos saber tudo isso? Podemos ter certeza?! Neste curso vamos estudar como humanos, de carne, osso e sentimentos como todos nós, entre erros e acertos, construíram juntos essa compreensão do Universo, astutamente seguindo as pistas incrivelmente sutis que pudemos juntar olhando para o céu a partir do nosso canto insuspeito da galáxia.
Física Quântica:
Raios cósmicos: da física de partículas à astrofísica celeste
A natureza está repleta de mistérios… Como podem existir objetos tão pequenos quanto as partículas elementares e tão grandes quanto os aglomerados de galáxias? Um mistério ainda maior é como relacionar tais objetos; nisso, entram os raios cósmicos. Raios cósmicos são, em grande maioria, núcleos atômicos que se propagam pelo espaço sideral; sua criação está associada a fenômenos astrofísicos extremamente energéticos, como supernovas e explosões de raios gama. Tais partículas conseguem atingir a Terra com velocidades mais rápidas que as dos maiores aceleradores de partículas do mundo. Nessa palestra e durante todo o curso, eu irei abordar aspectos da conexão macro e micro entre os raios cósmicos e as suas fontes galácticas e extragalácticas, mergulhando no mundo da física de partículas e emergindo na astrofísica celeste ou, melhor, na física das astropartículas.
Vestibular UNICAMP
Local: Auditório da Física/Unicamp
Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Física Gleb Wataghin
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 777 – Cidade Universitária Zeferino Vaz Barão Geraldo CEP 13083-859 – Campinas SP
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