Jul 12

Escola de Inverno - "Interações da Radiação com a Matéria" - FI224A

Vídeos de plenárias, palestras e mini-cursos

 

Palestras:

 

 

Plenárias:

Mini-Curso:

Maik Lang - Fundamentos de interações de partículas carregadas com a matéria

 Luciano Pandola - Geant 4

Pedro Moreira - Dinâmica Molecular

 

"Interações da Radiação com a Matéria"
FI224A - Tópicos em Cronologia, Raios Cósmicos e Altas Energias II

Coordenadores:
Dra. Ana Amélia Bergamini Machado (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, IFGW, UNICAMP)
Prof. Dr. Ettore Segreto (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, IFGW, UNICAMP)
Prof. Dr. Sandro Guedes (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, IFGW, UNICAMP)

Escopo: A Escola de Inverno “Interações da Radiação com a Matéria” terá a duração de duas semanas, reunindo pesquisadores que atuam em áreas de Física das Radiações e Física de Partículas. Na primeira semana, serão introduzidos os conceitos fundamentais relacionados à interação de partículas com a matéria. Serão também apresentados métodos computacionais e experimentais utilizados no estudo da modificação causada em materiais pela interação com íons, além de aplicações destes estudos. O estudo das interações de fótons, nêutrons e partículas carregadas (prótons, partículas alfa e íons em geral) com a matéria encontra um grande número de aplicações. Terapias baseadas na irradiação de pacientes com nêutrons, próton e carbono estão se tornando realidade. Íons gerados em aceleradores têm sido usados para o estudo controlado da interação das partículas com diversos materiais, aumentando consideravelmente o entendimento dos efeitos da radiação natural. Métodos geofísicos, bem como a busca por armazenamento de rejeitos radioativos em longo prazo têm motivado e se beneficiado destes estudos. A segunda semana da escola será dedicada ao estudo de dois dos campos mais intrigantes no cenário atual da física de partículas, que é a física dos neutrinos e da matéria escura. Em particular, o interesse sobre os neutrinos cresceu consideravelmente nos últimos meses, porque o Prêmio Nobel de Física foi concedido aos cientistas que demonstraram a existência do fenômeno de oscilação de neutrinos. Os alunos irão se familiarizar com este processo e com as técnicas experimentais que permitem a detecção de neutrinos. Uma ampla panorâmica das experiências passadas e presentes mais relevantes serão apresentados. Será dada especial atenção para os futuros esforços experimentais visando à caracterização completa das propriedades de neutrinos. A escola irá hospedar também um mini-curso dedicado a matéria escura, que irá rever a sua fenomenologia e as técnicas experimentais e os experimentos mais relevantes no campo. Dentre os convidados que irão ministrar os mini-cursos sobre temas relacionados a interação com a matéria e detectores estão alguns docentes do IFGW além de pesquisadores estrangeiros e brasileiros de outras instituições.
Poderão se inscrever nesta escola alunos de pós-graduação e último ano da graduação, tanto da Unicamp quanto de qualquer outra instituição de ensino. Alunos da Unicamp poderão se matricular em uma disciplina eletiva de inverno, e receberão equivalência de 2 créditos pela atividade.
Esta é a quarta edição das Escolas de Inverno do IFGW. Cada tema oferecido – Interações da Radiação com a Matéria - deverá ter a duração de 4 aulas de 1:30h distribuídas ao longo das manhãs das 2 semanas de escola. Além disso, programamos atividades extra classe com os alunos após o horário de almoço, finalizando o dia com palestras plenárias sobre temas bastante atuais. Ao final das duas semanas da escola de inverno, no dia 29/07, o estudante fará uma avaliação individual - obrigatória para todos os participantes.

 

 

Dec 03

Evento - Minicurso "Monte Carlo simulations in medical physics", profa. Profa. Silva Bortolussi (Instituto Nazionale di Fisica Nucleare)

O Grupo de Cronologia trouxe a Profa. Silva Bortolussi (Instituto Nazionale di Fisica Nucleare) para ministrar de 30/10/15 a 18/11/2015 o Minicurso intitulado: "Monte Carlo simulations in medical physics".

 

Monte Carlo simulations in medical physics

Silva Bortolussi (Instituto Nazionale di Fisica Nucleare)

This course is dedicated to a first introduction of Monte Carlo techniques employed in medical physics research. In particular some basic features of the principal Monte Carlo codes for particles transport with special attention to neutrons will be introduced. Some practical examples of problems implementation for simulations will be shown, and typical situations where Monte Carlo is required for the calculation of physical quantity will be illustrated. Treatment Planning strategies for radiotherapy with neutrons and charged particles will be described.

Outline of the course:

Lessons 1-2:
What is Monte Carlo? How can we use it to reproduce physical experiments? Why sometimes it is necessary? Monte Carlo simulation for particle transport using codes as MCNP, general characteristics.

Lessons 3-4:
Transport of neutrons in matter: Monte Carlo is (almost) the only way! How to simulate neutron transport with a Monte Carlo code.

Lessons 5-6:
Examples of Monte Carlo calculations of dosimetric quantities useful in Medical Physics.

Lessons 7-8:
Treatment planning for radiotherapy with neutrons and charged particles: use of Monte Carlo codes. Exams.

Schedule

The course load is 16 hours, divided in 8 classes, from 30/10 to 18/11/2015. Classes will be held on Mondays and Wednesdays, from 16 to 18h, and Fridays, from 14 to 16h.

Language

The course will be taught in English.

 

Este site não é uma publicação oficial do IFGW, acesse www.ifi.unicamp.br para a versão institucional.
A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.